terça-feira, 8 de junho de 2021

Relações diferentes entre nós e os animais

 Os animais são considerados diferentes do ser humano em vários aspetos, apesar de existirem mais semelhanças do que características opostas, mas com cada espécie criamos relações diferentes e até mesmo com cada animal, porque tal como as pessoas cada um tem as suas qualidades, a sua personalidade e compatibilidade connosco. Daí muitos deles serem considerados os nossos melhores amigos e membros da família e só mesmo quem cria estas relações é que sabe como é difícil a despedida deles.

Em todo o meu crescimento eu partilhei a minha vida com diversos animais, muitos deles cresceram comigo, e a oposição referida pode ser muito bem explicada com os dois cães: O Traquinas e o Panado.

O Traquinas foi o meu cão de infância, apareceu em nossa cada com 3 mesinhos quando eu apenas tinha os meus 6 meses, cresceu comigo como o meu melhor amigo, eramos as “crianças” da casa, os membros a serem mais tratados e protegidos. Tinha todas as minhas aventuras com ele e era o meu fiel companheiro, guardo com ele todas essas memórias.

Panado, é o meu cão atual, com os seus atuais 2 anos. Apesar de ambos serem da mesma espécie e “meus”, estabeleceram comigo relações diferentes, amores que não são comparados em quantidades. Com o Traquinas eu era apenas uma criança, não compreendia as responsabilidades de ter um animal de estimação nem era responsável por isso, ele era mesmo o meu melhor amigo, e a despedida dele considero ainda um dos momentos mais duros que tive de passar, como é que era suposto estar sem aquele ser tão único, tão fiel a mim? E como ele nunca haverá nenhum, porque como assim não é possível substituir pessoas, não é possível fazer o mesmo com os nossos amigos de 4 patas, todos são tão especiais. Anos mais tarde surgiu o Panado, eu desejei-o e ao contrário do Traquinas eu tenho de cuidar dele, tenho responsabilidades, não o vejo numa relação no mesmo patamar de inocência que eu, tenho de proteger, como a relação de progenitor e cria, mãe e filho e esse amor é muito forte, ele também é único. Ambos com personalidades tão distintas, em momentos muito opostos, mas com relações bastante fortes e marcantes.

Isto acontece com os nossos animais de estimação, mas também com os que vão cruzando connosco no nosso mundo, tal como as pessoas vão nos marcar de maneira diferente. Podemos ver o mundo de maneira oposta deles, talvez não temos todos tanto pelo ou escamas ,mas se criamos estas relações entre espécies ,também eles são seres sencientes ,que merecem ser respeitados e ter os seus direitos. Merecem ter a sua passagem no mundo de maneira natural ,e se achamos que temos essa superioridade de inteligência, é nosso dever dar-lhes as melhores condições para tal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.