terça-feira, 15 de junho de 2021

Opiniões preconcebidas!?

Em que é que baseamos as opiniões que temos?

Como vamos definir algo que nunca experienciámos?

Estas são duas das questões que faço várias vezes a mim mesmo, às quais tento arranjar uma resposta lógica.

Depois de passar por estas inquietações várias vezes, chego à conclusão de que a opinião que formamos em geral advém da experiência e da vivência que temos. No entanto, existe um fator que influencia em grande parte a nossa opinião, que é a sociedade. A opinião geral da sociedade em relação aos temas que apresentamos menos conhecimento tem um grande impacto na primeira experiência com esses mesmos temas, podendo formar uma opinião preconcebida.

Numa primeira experiência, a forma como nos é apresentada determinada informação, faz a diferença! Ou seja, esta informação influencia a maneira como vamos encarar a experiência quando realmente a vivenciarmos. Por exemplo, se não conhecermos uma pessoa e esta nos for apresentada como arrogante e antipática, o nosso primeiro instinto é não falar ou interagir com esta. Isto que pode ser um erro! Por outro lado, se essa pessoa tiver uma boa apreciação perante a sociedade, o nosso instinto será o oposto.

Apesar da opinião da sociedade e da informação prévia que temos, cada pessoa é livre de tomar as suas próprias decisões e escolher o que deve ou não fazer, isto é, construir as suas próprias conclusões. Desta forma, a informação que temos previamente e/ou testemunhos que podemos recolher é um fator determinante e bastante importante. Se por um lado permite ter uma noção do que poderá acontecer e como poderemos reagir a isso, por outro conseguimos aprender com o erro dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.