Sinto que nos dias que correm cada vez mais a música é um ramo artístico que influência positivamente os Seres Humanos de uma forma saudável e enriquecedora.
Para além da música ser considerada uma linguagem universal, um meio de comunicação em todo o mundo, pode também ser um elemento que contribui para a aprendizagem e educação dos mais novos.
Através da música o Ser Humano vai construindo todo um processo de conhecimento, enriquecendo, a criatividade, a imaginação, a memória, a concentração; como também ajuda a desenvolver a comunicação, socialização, e afetividade, contribuindo para uma firme consciência corporal e de movimento.
Hoje em dia nas escolas, este meio de aprendizagem já é mais recorrente, o que na minha opinião, é bastante motivador e saudável para a vida das crianças. O grande concelho que os especialistas na area dão é variar no estilo, desde músicas infantis até ao Jazz por exemplo. Também a abordagem a histórias cantadas é bastante educacional para as crianças.
Já na minha família existiram casos em que a música desempenhou um papel importante na aprendizagem. Para a minha prima por exemplo, a música mudou completamente a percepção com que estudava “História”, pois na sua escola, a sua professora, ensinava a matéria através de músicas narrativas sobre os tópicos abordados em aula, o que a fez desenvolver uma proximidade maior com a matéria, aumentando a sua curiosidade de aprender novos temas.
No meu caso, fui sempre uma pessoa muito ligada à música, talvez pelo exato motivo de ter sido habituada desde muito nova a viver rodeada por ela. Lembro-me de estar no carro dos meus avós numa enorme serenidade para que pudesse escutar atentamente o CD que pedia à minha avó que colocasse. O que na maior parte das vezes seria música clássica, “As quatro estações de Vivaldi” para ser mais precisa. E como eu adorava ouvir a reconfortante sinfonia, que de certa forma enchia a minha vida de cor.
Posso dizer que estabeleci uma enorme relação com a música, e estou bastante grata pela experiência, e aprendizagem que ela me têm dado ao longo dos meus anos de vida.
Aconselho a todos a experimentarem, por momentos abstraírem se do que nos rodeia, e deixarem-se mergulhar por este mundo mágico que é a música.
Joana Silva nº
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.