quarta-feira, 16 de junho de 2021

OSGEMEOS: Segredos

 Dos muros de São Paulo, passando pela Tate Modern, OSGEMEOS desembarcam na Pinacoteca de São Paulo-BR.

A exposição OSGEMEOS: Segredos teve início em 15 de outubro de 2020 e segue até 09 de agosto de 2021, na Pinacoteca de São Paulo, com curadoria de Jochen Volz. Em razão da pandemia, há um controle rígido de acesso com redução do número de visitantes. Os ingressos só são vendidos antecipadamente pelo site e os lotes encerram-se rapidamente.

Mas não só a pandemia provoca essa corrida para ver a exposição. OSGEMEOS são hoje importantes representantes da arte contemporânea brasileira, uma arte que começou na rua e ganhou notoriedade internacional pelo talento, técnica, originalidade e linguagem singular de seus trabalhos, identificáveis em qualquer lugar do mundo e pelo encantamento que provoca no espectador de quaisquer idades.

OSGEMEOS - designação que os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo adotaram para serem identificados como uma só pessoa, já que trabalham sempre juntos no mesmo suporte, são os meninos do Cambuci, bairro de classe média de São Paulo, onde mantêm seu ateliê até hoje. Na exposição Segredos contam – com os respectivos registros - que desde crianças frequentavam museus levados pela mãe e que começaram a desenhar muito cedo por influência do irmão mais velho. Aos setes anos participaram de oficina de férias para crianças na Pinacoteca. Prova de que a ação educativa em museus e a motivação da família, podem gerar bons resultados.

Quando adolescentes, nos anos 80, trabalhavam como contínuo (estafeta, office-boy) num Banco e frequentavam as ruas do centro de São Paulo, onde o movimento de música, dança e grafite do Hip-Hop estava no auge. Assim, adolescentes, skatistas, grafiteiros, dançarinos de ‘break’, formavam uma espécie de tribo no entorno do estilo Hip-Hop. Esse é o mundo que ainda orbita seus trabalhos até hoje.

Mas como os artistas mesmo dizem, no grafite a ação é outra. A arte é dinâmica. Ainda que considerarmos a rua um museu, pois pode ser, a sua visibilidade e publicidade são restritas, assim quanto mais pessoas veem a arte mais a arte precisa ser vista. Antes de OSGEMEOS, Basquiat, Keith Haring, Alex Vallauri, já haviam ultrapassado essa barreira entre a rua e a galeria.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.