terça-feira, 22 de junho de 2021

Crescer é uma mentira

 Como estudante estrangeiro eu tenho passado por muitas coisas na minha vida cá que eu nunca tive preparação sequer para o mesmo.

É que desde pequeno tive a maior ideia de crescer e estudar fora, uma vida tão romantizada pelos media sociais e nos filmes/séries. Mas eles nunca te dizem realmente o que podes passar do outro lado.

Isto também vem da escola, pois as únicas coisas que eles sentem que tem valor para te ensinar, são coisas que no seu todo, nem 1% da tua vida adulta vais utilizar. Para quê que tenho de me focar tanto em fixar história que nem é minha, eu como negro africano, pelo qual a minha foi a pagada. Para que fixar equações, gráficos, fórmulas e leis que não vão me ajudar a manejar o meu dinheiro, fazer o IRSS, pagar os impostos. Para que conhecer tanta matéria se nem conheço a mim mesmo, não te ensinam a lidar com os stresses emocionais que a vida adulta te dão, mas quando das a justificação que o teu bem estar mental não esta no melhor lugar, eles nem, querem, saber.

Uma das piores coisas sobre crescer é também que sempre te apanha desprevenido, por mais que sintas que estás pronto até onde der, tu nunca estarás pronto. Mas a verdade é que nem o 1º adulto sabia o que era ser adulto, nem os teus pais sabiam, ninguém sabe. Por mais que pareça, cada um está a tentar adaptar a vida adulta por mais que pareça que tenha tudo controlado, há sempre uma conta que está na cabeça, há sempre um trabalho a fazer, algo para arranjar na sua casa, não esquecendo de cuidar de si mesmo, manter o seu mental firme, ter uma vida amorosa se isso lhe importar no momento, enfim, é muito para lidar duma só vez. Por mais que aches que estejas pronto para lidar com isso, não estás, ninguém está.

Algo em particular que me deixa frustrado é o como honestamente, nunca estás satisfeito como que acabas de fazer. No meu caso como estudante estrangeiro, é difícil ter ajuda com a documentação pois a burrocracia portuguesa é bastante caótica. Serviços de atendimento ao telefone são uma desgraça, e quando te atendem podem dizer que para tratar o documento "H" tu vais precisar dos documrentos "a","b" e "c", mas ao chegares no local para tratá-lo, dizem que necessitam de documento "x", "y" e "z". As coisas nunca estão claras e por consequência passas muitíssimo tempo a sofrer só para viveres legalmente cá após o visa ter expirado. Sobre tudo isso eu tenho de manejar os meus estudos e pensar no meu futuro, manejar o meu dinheiro de renda, comida e outras despesas, para quando os docentes me perguntarem porque é que não tive nas aulas durante as duas ultimas semanas eu não saber o que responder porque, eles não, querem, saber.

É incrível como eu queria crescer para poder conduzir, sair de casa quando eu quiser e viver a vida a minha maneira, só para descobrir que no final é tudo uma mentira. Se pudesse voltar no tempo, voltava, mas a vida foi feita como é, e só posso adaptar me a ela.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.