terça-feira, 15 de junho de 2021

aos temas explorados

Referindo-me aos temas explorados nas aulas, refleti imensamente sobre os temas de cultura. Na aula quando o tema de cultura feio explorado, foi referido que a maior parte das coisas que definam uma cultura era com funções de estética.

Mas tendo dúvidas sobre este assunto por não ter concordado que as funções eram geralmente de estética, tentei abranger o meu conhecimento. Com foco nas culturas Africanas, e muito contexto histórico os uso do cabelo e função em várias tribos diferentes não eram meramente estéticos. Desde o início das primeiras civilizações africanas, o cabelo carregou uma história e um significado enorme. Os penteados eram usados para transmitir várias mensagens e faziam, bem como serem parte da identidade de um africano. Já no século 15, diferentes estilos podiam indicar vários fatores da vida de uma pessoa, como o estado civil dessa pessoa, idade, tribo, religião, identidade étnica, riqueza e posição dentro da comunidade. O cabelo era um identificador da clã ao qual alguém pertencia e o estilo só era confiado aos parentes por medo de que os inimigos trouxessem má vontade à pessoa. O cabelo até era considerado divino e também como um portal para os espíritos passarem para a alma, já que é a parte mais elevada do corpo, então para alguém tocá-lo é preciso ser fiel a pessoa. Estes fatores mencionados tem como objetivo mostrar que fatores que distinguem culturas têm mais funções do que só se sobre estética. Esta pesquisa e reflexão do tema também cedeu para outro tópico que é a relação e função do cabelo negro pós-colonização, porque evidentemente que o Cabelo Negro não tem a mesma função como no passado mas na comunidade negra a muito importância na questão do cabelo. É importante notar que durante a colonização dos países africanos, dizia-se, que os colonizadores ficaram inicialmente intrigados com a complexidade dos penteados dos povos africanos. No entanto, quando o comércio de escravos no Atlântico começou e os africanos foram levados à força para as Américas no início de 1600, os captores e vendedores de escravos e raparam a cabeça de todas as mulheres, homens e crianças africanas. O objetivo reivindicado para esta ação era aparentemente por razões sanitárias, para evitar o transporte e a propagação de germes e insetos. No entanto, a ação de rapar a cabeça era uma forma de apagar a identidade, eliminar a sua conexão com sua cultura. Por causa da importância cultural e espiritual do cabelo para os africanos, a prática de ter a cabeça raspada involuntariamente antes de serem vendidos como escravos era em si um ato desumanizador. A cabeça raspada foi o primeiro passo que os europeus deram para apagar a cultura africana e alterar a relação entre o africano e seus cabelos.

Isto deu resultado o como a comunidade negra trata o seu cabelo e como a sociedade também vê o cabelo negro. O mundo moderno progrediu em muitas coisas, mas ainda está repleto de leis e regulamentos, bem como normas sociais que igualam "negritude" e as características físicas associadas, por exemplo, pele escura, cabelo crespo e encaracolado a um emblema de inferioridade, por vezes sujeita a um tratamento separado e desigual. O profissionalismo esteve, e ainda está, intimamente ligado aos traços e maneirismos europeus, o que implica que quem não se enquadra naturalmente nas normas eurocêntricas deve alterar a sua aparência, por vezes drástica e permanentemente, para ser considerado profissional. No mundo ocidental, o cabelo com textura afro tem sido historicamente tratado de uma forma negativa. Este tratamento do cabelo Negro no mundo moderno afetou negativamente a comunidade Negra de várias maneiras, como inseguranças no cabelo, intimidação e desemprego devido às aparências.

Até mesmo escolas em muitos países, incluindo países africanos, têm leis e regulamentos contra cabelos negros. Esse assunto do cabelo tem sido descartado como um assunto irrelevante para muitos, mas o policiamento do cabelo Negro vem acontecer há séculos. O cabelo deve ser tratado como uma questão política porque ja é politizado há anos, o cabelo Negro tem sido um tópico de discussão política e, às vezes, sob ataque dos sistemas jurídicos, portanto, o cabelo Negro é política que devia ser um tópico importante para discutir. Por fim, o cabelo negro nos tempos atuais sim tem uma função estética mas também a um respeito e tratamento to cabelo que vai alem das aparências. Agora a comunidade negra está a ter um tratamento do cabelo como os seus antepassados, o tratamento e as funções não são iguais mas a importância e a mesma, o cabelo negro agora pode não comunicar e ser usado para identificar uma pessoa como parte de uma cultura mas específica mas o cabelo negro ainda faz parte da identidade de uma pessoa negra, e agora a mais amor próprio com a textura do cabelo ou ate penteados.

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